terça-feira, 13 de novembro de 2012

Plano de aula Tema: conhecendo um pouco mais sobre a cidade e o estado o qual faço parte mediante pesquisa à internet. Objetivo: estimular o alunado a conhecer um pouco mais acerca da história e localização de seu município e estado, através de pesquisa à internet, instigando-o assim, a lidar com os recursos tecnológicos proporcionados pela escola. Ano Escolar: 5º do ensino fundamental. Áreas envolvidas: Geografia, História e Informática. Recursos utilizados: •Computadores; •Folhas de papel ofício; •Impressora (as); •Canetas esferográficas e/ou lápis grafite; •Bandeiras de Severiano Melo, Rio Grande do Norte e Brasil; •Mapas do Rio Grande do Norte e do Brasil; •Cola branca; •Cartolinas. Carga horária: 08h às 10h Metodologia: 1º momento: Levar os alunos para o laboratório de informática da escola. Em seguida, comece apresentando para eles, as bandeiras de Severiano Melo, do Rio Grande do Norte e Brasil, além dos mapas do Rio Grande do Norte e Brasil. Após ter visto e reconhecido as citadas bandeiras, oriente-os a acessar o Google, os pedindo para identificarem, mediante pesquisa, as imagens das bandeiras do estado e do país, e, se possível a do município. Feito isso, instruí-los a pesquisar ainda sobre a história do município e suas paisagens mais antigas e recentes. Por último, oriente-os a imprimir tudo. Terminada essa atividade, os alunos terão em mãos, materiais referentes a imagens de paisagens, mapas e bandeiras pesquisadas, além de escritos sobre a história de seu município. 2º momento: Conduzir os alunos à sala de aula, reunindo-os em grupos de até três componentes. Em seguida, pedir que cada grupo cole o material pesquisado em cartolinas, os colocando posteriormente no quadro para ser exposto para toda a turma. Ao expô-lo, solicitar que cada grupo localize, de acordo com o mapa do Brasil, o seu estado, e analisando o mapa do estado, mostre para a turma o seu município. Depois disso, faça-os perguntas no intuito de gerar discussões em torno das imagens presentes no quadro, e ao mesmo tempo, explicar acerca do processo histórico de suas realidades municipal e estadual, como também sua localização e localidade. 3º momento: Após ouvi-los, mediante tudo aquilo que fora discutido e visto em sala de aula e laboratório de informativa, entregue a cada aluno uma folha de papel ofício e os peça para contarem a história da sua cidade, bairro ou localidade, de acordo com seus conhecimentos prévios, e se baseando naquilo que pesquisaram na internet. Depois recolha as produções dos alunos para a análise dos conhecimentos que eles têm a respeito desse assunto. Avaliação: Far-se-á mediante a descoberta de como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade, cidade, bairro e comunidade ou o que aplicam a própria realidade, assim como, os mesmos costumam agir frente ao uso do computador, transparecendo suas deficiências e/ou facilidades no tocante ao acesso à internet. COMPONENTES: FRANCISCA JULIA MONTEIRO COSTA, LUSMARYA GOMES DE FREITAS, MARIA SEZIVÂNIA GOMES MEDEIROS, SELMA TÂNIA PEREIRA CARVALHO, VERÔNICA MEDEIROS DE MELO.