segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SEJA BEM VINDO 2012.


NESTE ANO QUE SE APROXIMA, PARA VIVER O SONHO COM A CERTEZA DE QUE TUDO VAI MUDAR, É NECESSÁRIO ABRIR OS OLHOS E PERCEBER QUE AS COISAS BOAS ESTÃO DENTRO DE NÓS, ONDE OS DESEJOS NÃO PRECISAM DE RAZÃO, NEM DE SENTIMENTOS DE MOTIVOS, O IMPORTANTE É VIVER CADA MOMENTO E APRENDER SUA DURAÇÃO, POIS A VIDA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM SABE VER.

DESEJO QUE 2012, VOCÊS REALIZEM TODOS SEUS SONHOS, DESCUBRAM A CADA DIA COISAS NOVAS PARA REALIZAREM ESTES SONHOS, NÃO TENHA MEDO DE VIVER O MOMENTO EM QUE ELES ACONTECEREM,  E NESSES MOMENTOS DESCUBRAM NOVOS SONHOS.

SÃO OS SINCEROS VOTOS DA CONSELHEIRA    JULIA MONTEIRO

PARA TODOS DE SEVERIANO MELO - RN

Seja feliz nos seus projetos
E tenha a felicidade de realizá-los...

Seja feliz nos seus desejos
E tenha a felicidade de concretizá-los...

Seja feliz nos seus sucetenha a felicidade de obtê-los...

Seja feliz sempre, em todos os momentos...

“Feliz 2012”

Lei da Palmada é aprovada em comissão da Câmara Federal

O projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, popularmente conhecido como Lei da Palmada, foi aprovado por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, quarta-feira (14).

A legislação que vigora atualmente, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), menciona “maus-tratos”, mas não especifica quais castigos não podem ser aplicados pelos pais ou responsáveis.
A partir da aprovação, os parlamentares da Casa terão um prazo para se manifestem sobre a necessidade de votação em plenário. Caso a votação pela comissão seja considerada conclusiva, o projeto irá diretamente para o Senado.
O projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

.

ADOLESCENTE: NEM CRIANÇA GRANDE, NEM PEQUENO ADULTO




Em recente publicação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Brasil jamais terá uma participação tão significativa de adolescentes no total da população. São 21 milhões ― entre 12 e 18 anos ―, o equivalente a 11% da população brasileira. Esse momento singular representa uma grande oportunidade, mas também enormes vulnerabilidades, quando se vislumbra o futuro do país e do próprio adolescente.


Dos dez indicadores avaliados pelo UNICEF entre 2004 e 2009, oito registraram avanços. Como se parte de uma base anterior bastante comprometida, há pouco a se comemorar. Como alento, o UNICEF demonstra otimismo na implementação de políticas públicas em nosso país em relação à adolescência, pois nos últimos vinte anos fomos capazes de benfazejas realizações para com a infância, reduzindo a mortalidade infantil, diminuindo significativamente a mão de obra das crianças e praticamente universalizando o acesso ao Ensino Fundamental.




Hoje, 97,9% dos meninos e meninas de 6 a 14 anos frequentam a escola, em contraste com os 80% dos adolescentes que recebem alguma educação formal. A taxa de homicídios na faixa de 15 a 19 anos ― 43,2 para cada 100 mil adolescentes ― é o dobro da média da população. Um adolescente jovem e negro tem quatro vezes mais probabilidade de ser assassinado do que um branco da mesma idade. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que 26,8% da população sexualmente ativa teve a primeira relação antes dos 15 anos e que menos da metade (45,7%) fez uso de preservativo.




Com fulcro em estudos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na última década houve um incremento de uma taxa média anual de 10% (perfazendo um contingente de 17.703) de adolescentes infratores submetidos a medidas de privação e restrição de liberdade.




O UNICEF recomenda políticas públicas específicas e a participação cidadã dos adultos e dos adolescentes, bem como convida a todos para uma reflexão sobre um novo olhar para essa faixa etária que “desloque o discurso que só vê a adolescência como um ‘problema’, para vê-la como uma oportunidade de desenvolvimento da personalidade. Uma fase especial até hoje não reconhecida plenamente: o direito de ser adolescente.”




Os adolescentes são um grupo em si e devem viver essa rica fase da vida em sua plenitude, sem que sejam tratados ora como crianças crescidas, ora como adultos infantilizados. As boas e más experiências em muito determinarão a grandeza do homem ou mulher que serão. Nosso papel é dialogar, respeitar, orientar, incentivar, a despeito das contestações e recusas.




Essa fase pode se tornar um laboratório para a vida adulta do nosso jovenzinho, desde que se lhe propicie um ambiente familiar e escolar com afeto, limites, tolerância, valores. Um ambiente salutar e rico, como um templo da argumentação, do embate, do convívio com o diverso e com o adverso.




Copiado do Blog Infância em Pauta


Postado por Conselho Tutelar de Severiano Melo-RN

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Caso Araceli - 18 de Maio "DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES"


                                                                                                                                                                                       O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e
           Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma
          conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no
          território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de
          Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime
          Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos
          os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até
          hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar,
          sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
 Ainda assim, corajosos enfrentavam os poderosos exigindo justiça, tanto que o corpo permanecia insepulto na fria gaveta, como se fosse a última trincheira da resistência. O nome da menina era Araceli Cabrera Crespo e seu martírio significou tanto que o dia 18 de maio - data em que ela desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida - se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

NÓS (JULIA MONTEIRO, MARIA SEZIVÂNIA, SELMA TÂNIA,VERÔNICA MEDEIROS E LUZMARYA), CONSELHEIRAS TUTELARES, CONVIDAMOS A VOCÊS SEGUIDORES DO NOSSO BLOG A FAZER PARTE DESSA MOBILIZAÇÃO, PARA JUNTOS, LUTARMOS CONTRA A VIOLÊNCIA E/OU ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE NOSSO PAÍS.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

aniversariante do dia

                      28 DE ABRIL

Que neste dia tudo o que há de mais lindo na face da terra venha ocorrer na sua vida. Mil e uma felicitações para você, por estar completando mais um ano de feliz existência.



 desejamos a você, um feliz aniversário, muita paz, saúde e prosperidade em sua vida

são os sinceros votos de todas as conselheiras:
JÚLIA MONTEIRO, SELMA TÂNIA, LUZMARYA E SEZIVÂNIA


                                                    parabéns verônica

sexta-feira, 18 de março de 2011

BULLYING


Bullying é o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola (school place bullying) ou no trabalho (work place bullying). As vítimas dessa intimidação repetida e recorrente são normalmente pessoas que sem defesas são incapazes de motivar outras para agir em seu apoio.

VISITAS AOS BARES NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO


Aos 08 dias do mês de Dezembro de 2010 o Conselho Tutelar dos Diretios da Criança e do Adolescente visita os bares da comunidade de Santo Antônio com a finalidade de orientar os donos desse tipo de estabelecimento sobre o que diz os Artigos 70, 80 e 243 da Lei Federal nº. 8.069/90 - ECA.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

volta às aulas!

O Conselho Tutelar do Município de Severiano Melo deseja a todas Crianças e Adolescentes uma boa volta às aulas...